terça-feira, 14 de agosto de 2007

vazio (sobre o vazio)

há correntes do budismo que nos dizem que o mundo não existe e que somos todos feitos da mesma matéria e que esta matéria é, na verdade, o vazio.
à primeira vista, isso pode parecer absurdo, obviamente. no entanto, pensando bem - não por horas ou dias, mas por semanas, meses - há de se admitir que existe uma certa lógica por trás disso. não cabe a mim discutir tal lógica. não ousaria roubar o momento precioso no qual a descoberta do vazio se realiza na vida de cada pessoa. contudo, essa conclusão é quase que imediatamente sucedida por um conforto único.

tudo o que existe; nossos sentidos, nossos sentimentos, nossas posses, concretas ou abstratas; existe apenas porque nossas mentes percebem, realizam. de outra forma, voltaria tudo para sua forma original, o vazio.

a liberdade que tal percepção pode trazer é ilimitada. as preocupações só existem se se preocuparem com elas. os problemas só atrapalham se acreditarem neles. e os amores só se formam porque existem corações e mentes que permitem que eles se amem.
assim sendo, se mostra inegável a força do ser humano, e de qualquer outro ser vivo, se fizer diferença.

por isso, sonhe, idealize, viva. os limites estão presos apenas pelas próprias pessoas. não há terceiros. há apenas a vontade.

e ah, diabos, eu tenho Vontade.
tenho vontade de viver o vazio e, assim, viver o Tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vish, esse tá muito complexo pra mim...
Depois vai ter que me explica Chancho!!!

beijão,
você é um bom escrito... Sempre te falei isso...
parabéns