quarta-feira, 23 de julho de 2008

sobre o bolinho de atum

o bolinho de atum não gostava de ser o que era.
pudera, tinha uma vida entediante. uma vida de bolinho de atum.
o que se pode esperar do cotidiano de um bolinho de atum? se você pensou em "nada", parabéns, você está correto. envie-nos seu endereço por e-mail e aguarde por prêmios maravilhosos.
sua vida era entediante, pois o bolinho de atum era um ser inanimado. há quem diga até que um bolinho de atum não chega nem a ser um "ser", sendo apenas "comida". engana-se. pelo menos este bolinho de atum de quem falo é muito mais do que comida. é um ser entediado, aborrecido, um tanto genioso, com baixa auto-estima e uma personalidade apática.
não bastasse ser um bolinho de atum, é também um bolinho de atum cuja receita contém cebola. e o tal bolinho de atum odeia cebola, mesmo que seja parte de quem é. apesar de lhe dar sabor e um certo tempero, o bolinho de atum acredita que a cebola azeda-lhe a vida. de certa forma, não podemos lhe tirar a razão. por que não podemos? bem, nem eu, e acredito que nem você, que está a ler esta história, somos bolinhos de atum, não chegando nem a pertencer ao fabuloso grupo que constitui os bolinhos mais diversos existentes neste planeta. assim, não podemos sequer imaginar o que se passa na mente de um bolinho de atum.
o bolinho de atum também sofre. sofre por ter sido separado, ainda na infância, de seus irmãos, sabe, os outros bolinhos de atum que cresceram ao seu lado no forno. sofre também por ser ignorado por todos, esquecido em cima da bancada como um objeto qualquer. esse tipo de coisa pode causar profundas sequelas na confiança de um bolinho de atum. e assim esse nosso bolinho de atum foi ficando frio, duro, amargo, marcado pelo tempo e pelos duros golpes que a vida nos dá.
é, é difícil essa vida de bolinho de atum.
não bastasse ter sido esquecido e jogado pra escanteio como um qualquer, o bolinho de atum ainda tem que aguentar as próprias incertezas e dilemas que atravessa. pelo menos tais dúvidas não durarão muito tempo na mente do bolinho de atum. durarão somente, e tão somente, até ouvir um miado esfomeado ao seu lado.
e agora o bolinho de atum não existe mais, não pensa mais, não se amargura mais. foi comido pelo gato de estimação da quituteira que o fizera.
pobre bolinho de atum. depois de tanto tempo lidando com sua pobre condição de bolinho de atum, acabou depositado em uma caixa de areia qualquer, expelido pelo felino que o atacara sem piedade.
mas não se preocupe pelo nosso herói. claro, o bolinho de atum era religioso. budista, para dizer a verdade, e acreditava em reencarnação. talvez essa sua vida que acabou de acabar fosse apenas um momento de expiação, uma fase na qual tinha de aprender a lidar com o fato de ser um reles bolinho de atum.
quem sabe, em sua próxima encarnação, não volte como algo superior?
quem sabe talvez não volte como um nutritivo bolinho de chuchu?
quem sabe ele volte como um bolinho de chocolate, sempre disputado por todos, espalhando sorrisos nas faces das crianças e ajudando a espantar as tristezas do universo feminino?
quem sabe - e digo isso com toda a fé que eu tinha no humilde bolinho de atum, confesso que aprendi a amá-lo como a um filho - volte até como algo mais do que um bolinho? um suflê, por exemplo.
fico na torcida, e espero que vocês se unam a mim em minhas preces pelo futuro incerto daquilo que outrora fora um bolinho de atum.

porque, afinal, quem sabe?

9 comentários:

Lu disse...

HAHA
Super criativo!
Não tavas em teu juízo normal, né?
beijo

Anônimo disse...

fumou um estragado... só pode!

V L O disse...

"quem sabe ele volte como um bolinho de chocolate, sempre disputado por todos, espalhando sorrisos nas faces das crianças e ajudando a espantar as tristezas do universo feminino?"


nada daria maior honra ao bolinho de atum do que reencarnar como nosso fiel companheiro.

Ana Lívia Destefani Luciano disse...

cebola faz você chorar

Victor Stifler disse...

Na verdade sou um bolinho de chocolate.

hahaha

Saudades disso aqui César, perdão por minha ausência.

Atualizei o meu, caso possa passar por lá, ficaria feliz demais.

abraços irmão!!!

http://endlessblackhole.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acho que no fundo, no fundo...todo mundo tem um pouco de "bolinho de atum"...rs.
Gosto do teu estilo de redação. =)

Bjos grandes!

Gabriela disse...

eu torço para que o bolinho de atum volte como um pavê bem gostoso :) ele merece, ok?

beijo.

Anônimo disse...

e ae cesinha...
que brisa é essa????
manda o que vc tah usando pra poder compartilha essa brisa ae..
uhuhauhauhauhuha!!!
mais acima de tudo parabens está mto bom

Maitê disse...

MAITÊ INGRID!

maitê já é dificil.. maitê ingrid só eu msm! =P
naum preciso nem coloka o resto neh?!

pô vim aki pq fikei com uma dózinha do bolinho... pecadinhuuuu! espero q ele venha como chocolate ou quem sabe um açai! nossa fikei com fome agora! ahuauuahuahua

mais pensando bem.. ele tinha q dar graças a deus por ter sido um bolinho de atum... se fosse um bolovo ia ter uma auto-estima mto pior!

Ufa... sorte que eu nasci Maitê!

adoro ler seus textos! bjoo cesinha!